Sandu
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Regras Gerais

Ir para baixo

Regras Gerais Empty Regras Gerais

Mensagem por Sandu Dom Set 26, 2010 9:21 pm

Regras Gerais

"E esta é a Lei das Selvas,
Tão antiga quanto o céu e quanto o céu tão vera.
E o lobo que a transgride decerto sucumbe
E o lobo que a segue decerto prospera."
(Rudyard Kipling, “O Livro da Jângal”)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Olá,

Sejam bem-vindos ao Sandu. Este fórum tem como objetivo ser um local para jogos de RPG PbF do grupo Sandu de RPG, buscando um local de respeito e convívio pacífico entre os jogadores – sem stress, sem pressão, sem conflitos, de forma descompromissada e, acima de tudo, divertida. Essa proposta se deve ao fato da maioria dos envolvidos com o RPG estarem envolvidos com compromissos da vida real, como estudos, trabalho, vida familiar, vida amorosa e outros aspectos da mesma, não tendo tempo livre suficiente pra uma dedicação integral e exclusiva ao jogo, utilizando-o como um hobby para divertir-se em seu tempo livre – não como um compensador de frustrações da vida real, como costuma acontecer com quem esquece que isto é apenas um jogo.

O Sandu também possui como proposta a de ser um fórum colaborativo, em que todos os membros são colaboradores, contribuindo para o enriquecimento do lugar, não somente jogando, mas com uma postura responsável em off. A Administração atuará em momentos necessários, mas cada membro do fórum é responsável pelo lugar, devendo zelar por ele e, principalmente, manter o clima de cordialidade entre os jogadores. Todos devem partir do princípio que a maioria aqui está velha demais, com muitas coisas ocupando seu tempo, como relacionamentos, trabalho e/ou faculdade, sem mencionar que cansada e sem paciência pra ficar dando soco em parede por causa da egolatria de um ou de outro querendo suprir carências e falta de autoestima na vida real através do fórum. Nós partimos do princípio de que o RPG é algo saudável e pra se divertir, mantendo o respeito ao próximo.

Partindo da premissa de que cada membro do Sandu é um colaborador, o fórum possui também como proposta a de ser um lugar criado por todos para todos. Um jogador pode contribuir com materiais de RPG, fazendo acréscimos e enriquecendo o fórum, como é comum em listas de discussões ou outros fóruns de material de jogos. Seguindo os procedimentos adequados, criados para evitar confusões, é possível realizar contribuições, auxiliando para o desenvolvimento do fórum.

Por fim, para evitar confusões e problemas, o fórum possui algumas regras gerais, que deverão ser seguidas por todos que fizerem cadastro, para a manutenção de um jogo saudável.

Respeito: Essa é a base do Sandu. Todos devem respeitar os outros, acima de tudo. São permitidas discussões sobre temas variados, apresentando pontos de vista argumentativos e tudo o mais, desde que respeitando a opção do outro. Portanto, não serão permitidas menções direta ou indireta que ofenda um credo, uma etnia, uma sexualidade e valores de outro jogador.

Legalidade: Apesar de haver o respeito por crenças e valores diferentes, não serão permitidas apologias às práticas ilegais, tais como pedofilia, estupro, suicídio, racismo ou outras posturas consideradas ilegais pela legislação brasileira.

Classificação: A classificação do fórum é NC-15, permitindo o uso de cenas de violência, linguagem grosseira e temas adultos leves, com apenas menção. Ou seja, não são permitidos no fórum imagens ou descrições detalhadas e explícitas de: violência, forte linguagem agressiva e tema adulto, como nudez e relações sexuais. Cenas fortes e impactantes são proibidas.

Cadastro: O cadastro deve ser realizado com o seu nome ou o apelido pelo qual os membros do Sandu o conhecem - caso seja indicação por parte de algum membro, não esqueça de pedir para o membro avisar que você estará se cadastrando, pra evitar algumas confusões. O cadastro de pessoas sem indicação é possível, mas deve ocorrer a apresentação no tópico devido do Off-Topic e será estabelecido um contato, pra que não haja algumas surpresas desagradáveis como ocorreram anteriormente com algumas pessoas "randômicas" que surgiram por aqui.

Jogo: O RPG é apenas um jogo, seus personagens não são reais e você não é seu personagem. Então aprenda a separar a realidade do jogo. Não leve para o lado pessoal as coisas que acontecerem em on-game, no jogo. Não serão permitidos flames (brigas, discussões, ofensas), nem bullying por parte dos jogadores com outros jogadores. Lembrem-se da primeira regra, a do “Respeito”.

Offgame: O Sandu tem a categoria Offtopic, uma seção apenas para coisas off’s, fora do RPG e dos jogos. Usem e abusem dele, mas não fiquem postando coisas off’s na parte em on-game. No máximo, uma notinha ou um quote no post on, mas nada de posts completamente off’s, ok? Vamos zelar pela organização do lugar.

Sistema: Cada RPG no Sandu tem um sistema próprio, definido pelo Mestre que estará mestrando o jogo. Apesar de você não precisar ler todas as regras pra entender como ele funciona, é preciso ter noção dos limites do seu personagem através daquelas regras, para manter coerência. Em jogos que usem o DK, por exemplo, se seu personagem tem Força 0, ele não levanta 100kg enquanto está malhando, ou se seu personagem vive gastando muito dinheiro ele tem de ter o feito “Benefício: Riqueza” em, no mínimo, uma graduação. E por aí vai, o pessoal do fórum está sempre atento pra responder dúvidas sobre o assunto, então não se preocupe, nem se acanhe. Smile

Importante: Caso haja ficha numérica, ela é obrigatória. Caso a ficha seja postada de forma independente, aconselhamos que o link da ficha deve ser inserido na assinatura do personagem, facilitando a vida dos mestres. Caso não deseje fazer fichas numéricas, converse com o Mestre do jogo que você participa. Às vezes, alguns deles têm fichas numéricas prontas que você pode utilizar ou eles podem te auxiliar na elaboração de uma.

Storyboard: No topo de suas postagens em on-game, sugerimos que haja um “Storyboard”, um quadro com uma sinopse, um pequeno resumo da postagem – o seu post resumido em, no máximo, cinco linhas – com alguns outros dados que possam ser importantes, como dia, ou hora que ocorre aquela postagem.

Gramática: Há algumas pessoas no fórum que são professores ou estão cursando Letras, mas eles não ficarão corrigindo até a última vírgula ou dizendo se o objeto da frase é direto, indireto ou está no predicativo do sujeito whiskhy sache... Ainda assim, revise a postagem que escreve,s eja em on ou off. Escreva no Word, que o corretor automático ajuda a diminuir os erros ortográficos e gramaticais. Não será permitido a linguagem de sms ou a linguagem de internet nas postagens em on, exceto em casos especiais, como os que façam alusão à mesma em on – por exemplo, se o personagem envia uma mensagem a outro através de um iphone e deseja descrever a mensagem, ele pode colocar um quadro/quote na postagem com o conteúdo da mensagem. Para maiores dúvidas se é um caso especial ou não, pode perguntar.

Flood: Nas postagens em on, recomendamos evitar posts com menos de 10 linhas, pois será considerado flood – o que não quer dizer que deva “encher linguiça” até ter 25 linhas ou 7 páginas, isso continuaria sendo flood. Um post não-flood é aquele que além de ter mais de 25 linhas, explora a cena do seu personagem, suas emoções, movimentos, intenções, pensamentos e falas, mostrando que o personagem tem uma vida própria e que aquela postagem tem uma contribuição ao desenvolvimento da história.

Dinamicidade: Evitem posts com mais de uma página e meia. Não, não é algo proibido, mas pura e simplesmente a maioria não tem tempo pra ler coisas extensas e deseja postar interagindo. Um post muito longo dificulta isso e na maioria das vezes, até dificulta a resposta – porque quem vai responder tem de ler tudo e pensar em tudo. O post tem que ter uma razão pra existir ali, contribuir pra trama do personagem ou dos personagens com quem ele se envolve naquela ação. Se você procurar postar somente sua resposta, sem repetir as postagens anteriores e sem colocar a fala combinada com o coleguinha no post, deixando que o coleguinha poste a parte dele em seguida pra dar prosseguimento, verá que o post fica mais curto e dinâmico.

Jogando: Por mais empolgante que seja e que se deseje agilizar o andamento da situação, é proibido postar ações e falas de outros personagens em sua ação. Isso é um RPG, não um conto. Ações que envolvam NPC’s precisam de autorização do Mestre.
Qualquer postagem de outro personagem no seu post deve ter a autorização do jogador do mesmo, independente de ser combinado ou não.

Combinações: É possível combinar ações com outros jogadores, embora só seja recomendável isso com alguém que você tem sintonia pra combinar – ações más combinadas causam mais conflitos do que entendimentos, acreditem. Esclarecendo que combinar ação não quer dizer pra postar ações de outros personagens no seu post, espere os coleguinhas postarem e faça suas ações, de acordo com o combinado e com o que foi postado anteriormente – leia bem o que foi postado anteriormente, porque algumas vezes as combinações mudam. Para mais detalhes, leia o item Dinamicidade acima.

Rolagens: Ações que exijam a rolagem de dados, seguirão as instruções do Mestre. Caso tenha alguma dúvida, você pode postar no Off-Topic sobre essa dúvida, o pessoal está disposto a dar uma força com o assunto.

Gráfica: Avatares devem ter tamanho máximo de 200 pixels de largura e 350 pixels de altura. Imagem "banner" de Assinaturas não podem ultrapassar 1000 pixels de largura e 1000 pixels de altura, sendo permitida apenas uma imagem "banner" por Assinatura – imagens menores são permitidas, desde que com bom senso. As imagens não devem ter conteúdos de tema adulto, violência explícita, sexualidade, nudez e ofensivas. No caso de imagens de avatares e assinaturas, a classificação é NC-13. Procure usar um Photoplayer que corresponda à idade do seu personagem, pra que haja coerência – caso tenha dificuldade de achar um PP na faixa etária, só falar, o pessoal do RPG está sempre “antenado”, tendo umas dicas muito legais. Uma dica que sempre funciona é olhar a idade real do Photoplayer na época da foto, se está mais de três anos acima da idade do seu personagem, muito provavelmente não está coerente.

O Sandu parte do princípio de que seus membros já são experientes em jogos de RPG de fórum e adquiriram o bom senso natural à comunidade dos jogadores. Por esse motivo, decidiu-se optar por regras mais enxutas, com tom de norteamento, havendo acima de tudo o bom senso como imperativo. Mas, caso isso não aconteça, esse tópico de regras será editado e novas regras serão adicionadas.

É importante, portanto, ficar atento a Avisos no Off-Topic, porque não saber sobre a regra não isentará ninguém de nada – posts que não se enquadrem no modelo descrito nessas regras poderão ser deletados sumariamente, bem como imagens de avatar e assinatura inadequadas removidas sem notificação e perfis bloqueados ou deletados se o membro não respeitar as regras.

No momento em que for feito o cadastro no fórum, você está se comprometendo a seguir as regras acima e a aceitar de bom grado a proposta do fórum. Caso alguma regra nova surja ou seja alterada, o fato de você continuar participando do fórum assume que você está concordando com a mudança feita. Por demais, sejam todos bem-vindos e que comece a diversão!

Bonanças.

Atenciosamente,
Sandu

Sandu
Sandu
Chefe de Cozinha
Chefe de Cozinha

Libra Tigre
Mensagens : 382
Data de inscrição : 25/09/2010
Idade : 13

http://sandu.secretstories.org

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos